A partir de 2004, quando foi criado e infiltrado o conceito do 2.0, isso foi mudando, pouco a pouco. A democratização da internet, tanto na questão de ser mais barata como no fato de ter comandos mais intuitivos, obviamente, fez com que mais pessoas tivessem acesso a ela. Antes restrita, agora de muitos. O espaço online abriu e agora ele é de quase todos. A partir dai, surgem as redes sociais e os blogs, talvez duas das maiores fontes de informação dos escritores onlines. Foi, em poucos anos, da hierarquia para a democracia.
A princípio, esse novo "regime" da internet parece ser bom, pois todos agora podem informar e serem informados com eficiência. Eficiência essa que pode ser bastante discutida. O fato de que todos podem criar uma conta em um blog ou twitter e falar o que bem entender, opiniões ou informações mal apuradas, podem se tornar verdades. Existem blogueiros que não tem interesse algum pela verdade, falam sem responsabilidade. Existiu um caso em que o jogador do santos, Neymar, publicou em seu twitter que o juiz que apitava o jogo de seu time era ladrão. Como lidar com isso? Punir pela irresponsabilidade por ser uma figura pública ou nada fazer? Na ocasião, o atleta teve de pagar R$15.000 para o árbitro por sua irresponsabilidade.
A internet é perigosa, poucos são responsáveis . O que está em blog nem sempre é verdade. Vale relativizar, existem blogueiros que escrevem bem e publicam coisas interessantes. Blogs que fazem jornalismo sério existem. Cabe alertar ao cidadão de que a internet desvinculada a grande imprensa pode não ser séria, logo havendo diversas mentiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário