sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Informação na internet

Um conceito bem atual é da web 2.0, criado por uma empresa americana para designar uma segunda geração de informações existentes na internet. Diferente da web 1.0, nessa nova geração não existe uma hierarquização nas informações postadas na internet. Antes escrevia quem tinha uma especialização. Empresas passavam informações para seus funcionários, só  para dar um exemplo. Apenas quem tinha o conhecimento da comunicação e domínio na mídia poderia se expor. 

A partir de 2004, quando foi criado e infiltrado o conceito do 2.0, isso foi mudando, pouco a pouco. A democratização da internet, tanto na questão de ser mais barata como no fato de ter comandos mais intuitivos, obviamente, fez com que mais pessoas tivessem acesso a ela. Antes restrita, agora de muitos. O espaço online abriu e agora ele é de quase todos. A partir dai, surgem as redes sociais e os blogs, talvez duas das maiores fontes de informação dos escritores onlines. Foi, em poucos anos, da hierarquia para a democracia. 

A princípio, esse novo "regime" da internet parece ser bom, pois todos agora podem informar e serem informados com eficiência. Eficiência essa que pode ser bastante discutida. O fato de que todos podem criar uma conta em um blog ou  twitter e falar o que bem entender, opiniões ou informações mal apuradas, podem se tornar verdades. Existem blogueiros que não tem interesse algum pela verdade, falam sem responsabilidade. Existiu um caso em que o jogador do santos, Neymar, publicou em seu twitter que o juiz que apitava o jogo de seu time era ladrão. Como lidar com isso? Punir pela irresponsabilidade por ser uma figura pública ou nada fazer? Na ocasião, o atleta teve de pagar R$15.000 para o árbitro por sua irresponsabilidade. 

A internet é perigosa, poucos são responsáveis . O que está em blog nem sempre é verdade. Vale relativizar, existem blogueiros que escrevem bem e publicam coisas interessantes. Blogs que fazem jornalismo sério existem. Cabe alertar ao cidadão de que a internet desvinculada a grande imprensa pode não ser séria, logo havendo diversas mentiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário